domingo

A SOPA ESTRAGADA...


toca o telefone.


" Sim..está bem...tem calma. Está bem eu daqui a nada estou aí. Têm calma está bem? Até já , eu já estou a ir. "


"Olha ...biqx. não fiques chateada, mas eu vou ter que ir....,ela . não se está a sentir bem.... eu não demoro nada ..eu vou está bem?...ela está sozinha e fica muito aflita. Tu entendes não entendes ...bqx.? ...

tu entendes que eu sei..."


Sorria..... com um sorriso lindo...e manipulador...


--- Entendia sim... só não entendi...anos mais tarde .... como a atitude dele podia ser tão diferente...em circunstâncias semelhantes ---



" Está bem vai, mas...o que é que ela tem?...precisas de ajuda?...queres que vá contigo...?"


saiu-me assim...pergunta estúpida!!


" Não sei ..parece que comeu qualquer coisa estragada...sabes ela é muito sensível com a comida...eu vou lá num instante...não me demoro. "


Demorou-se.


Estive tentada a ligar...mas ligar para quê??

devia ter ligado...não devia ter ligado...


muitas vezes ligava


desta

não liguei...

mas pensei:


--- Olha...eu estou aqui...sozinha...preocupada. Já socorreste??...ainda és preciso..? ---


Afinal, que coisa!...então a rapariga estava mal disposta e sozinha... tu também gostarias que viessem ter contigo...


(...anos mais tarde...não vieste ter comigo...fui eu ter contigo...e não me abriste a porta... nem a janela.... como dizem que um Deus faz...)


Ele foi...preocupa-se com ela, gosta dela, é muito amigo dela, respeita-a muito, está eternamente agradecido por tudo o que viveu com ela.... claro.

Quem sou eu para fazer juízos de valor nestas coisas ....


é normal...é tudo normal !


Tu metes com cada coisa na cabeça!

as pessoas não são todas iguais a ti..

No lugar dela .. sabendo que ele estava em casa ... (e ainda são uns kms até onde mora..)... agora a dele com outra pessoa.... tu não ligarias.

Tu armarias a "fortaleza" á tua volta !

picavas-te na cota de malha... em silêncio

E agoniavas-te sozinha..

Sem te intrometeres, por respeito.


Mas tu..és assim...não precisas de nada...


Respeitando a liberdade de todos ...enclausuras-te


Fiquei ...ali horas sozinha e sem notícias..

já eu ...agoniada também...


Mas...

Não faz mal...vai outra vez buscar a caixinha do unto...aquele mágico...e passa na alma...


Estás pronta para outra


Quando chegar não vais fazer perguntas,...pára quieta! deixa de tremer!

Espera...

Esperei...como sempre


Chegou.

de focinho no ar, a nossa cadelinha selvagem, já deu sinal...ainda o carro não estava estacionado.


3 horas depois...

(tanto tempo para uma má disposição.... não sejas parva! arruma isso lá na "gavetinha"! )


"Então?! "


"Não era nada de especial...comeu uma sopa Knorr estragada, que estava no frigorífico. Mas já está melhor...sabes ela fica logo muito aflita ...e está sozinha.... até estava a chorar ao telefone... fartou-se de pedir desculpa..."


soou-me a repetição...


( Chorar ao telefone...nem sempre o comove...mas isso eu também só descobri mais tarde...)


" Xiii....! Coitada...pois é horrível estar sozinha e mal disposta...assim desamparada...sem ninguém por perto. Ainda bem que te pode ligar , e tu lá vais...."


Disse cheia de ironia, que foi imperceptível para ele...


Curiosamente eu já ironizava comigo própria ..por antecipação....

É...o tempo tem destas coisas e destas partidas ....


" Sabes ando para te dizer isto á uma quantidade de tempo...eu gostava imenso de a conhecer...

Afinal vocês dão-se tão bem...preocupam-se um com o outro, são bastante amigos...gostava mesmo de a conhecer..."


desta vez sem qualquer ironia...aquilo saiu-me assim...


" Ai sim?! "

sorriso forçado...

" Então liga-lhe! "


Seco, curto e grosso....


nesse dia nem entendi o porquê da resposta...assim...


Senti imediatamente que ele nunca ficaria confortável com o encontro..


---- mas tanta coisa que eu não sei...não conheço ninguém que o conheça... ----


Anos mais tarde conheci -a por iniciativa mútua...noutras circunstâncias, numa outra cidade que não aquela, e com razões que justificavam o encontro...não as melhores...


Nesse encontro...fiquei a conhecê-lo melhor...ou por outra, fiquei a conhecer uma pessoa diferente daquela que tinha construído na minha cabeça...no meu mundo...no meu desejo.



Evitou sempre qualquer encontro...mesmo casual... ( durante anos! )

não sei como se evitam encontros casuais...mas ele era perito em conseguir coisas inimagináveis....


Durante anos...eu quase não conheci ninguém que o conhecesse


e isso...confortava-me e dava-me uma idiota sensação de "exclusividade"


só eu e ele....perfeito...


não entendia porque não conhecia...mas na altura não me importava ....


hoje sei a importância que isso tinha ...e o que revelava...


Eu espantava-me de admiração...e alimentava-me também desse mistério...



a partir daquele dia....sempre que olho para uma sopa Knorr ....penso na sopa estragada!

e sorrio....

Sem comentários: