domingo

PRESENTES DE NATAL...E COISAS


"Vou lá á outra casa buscar mais "coisas"....já venho"





-- pois era normal, ainda lá tinha "coisas", queria trazer as "coisas" para casa , para a sua casa, aquela de lá já não era a dele, era normal...é tudo normal...





Uma mudança justifica trazer as "coisas", as "coisas" dele, as coisas de que gosta tanto...





--- não te chateies com isso, é normal, tem que lá ir...e então?? vai trazer para casa o resto das "coisas"...até acho bem... ---





enfim..se pensar bem bem...até sou capaz de ficar contente com isso





lá buscar mais "coisas"...já venho"





--- mesmo ( não ) sabendo o que lá vai
encontra.


O outro mundo, o mundo vedado...o de outra vida ...na qual eu não entro...nunca entrei...nem fazia sentido entrar...pois não??





que eu não conheço...não percebo, e por isso me aterroriza.


mas tem que ser....


não há qualquer drama nisso ----





Já arranjei ali sítio, no quarto pequeno para pôr as "coisas" todas.


as que faltam





Ao pé das "coisas" dele, ele vai
sentisse melhor...claro que sim!


...complicas tudo...simplifica...simplifica....





Enquanto foi, fiquei por ali ... a olhar, a medir com os olhos...a imaginar com as mãos, a mexer, a remexer... a arrastar móveis ...a arranjar espaço...


Espaço para o que aí vinha....





Nessa altura não pensei que só as "coisas" se conseguem arrumar. Para ficarem bonitinhas...nos sítios ...
arrumadinhas





Só se consegue fechar as "
gavetinhas" das "coisas".... as outras não...


Nessa altura, eu nem pensava nisso...





--- deve estar a chegar ---





da nossa "menina" selvagem , que odiava que se
mexesse nas "coisas" todas...


para ela ...as "coisas" eram todas dela.


E não permitia mudanças...
olhava-me com os seus olhos , de cão, quase transparentes.


Com o seu focinho longo...um olhar penetrante, estranho num cão...


Não parava, participava na mudança, não queria mudanças e
mexidélas , e refilava !


Rosnava, e participava á sua maneira.





Chegou com as "coisas". As suas "coisas".





Abri...sorri, acarinhei as suas "coisas"


com amor, feliz...


as "coisas" que eram tão só dele, que guardavam outras histórias...


para mim, para mim ...era um
privilégio ...poder ter as suas "coisas" também ao pé de mim...





mas...não foram só as "coisas" que vieram.





"Olha o que me mandaram ! umas prendas de natal...para mim e para a nossa "menina", queres ver ?..."





--- não! não queria ver...na verdade irritava-me a
intromissão dos presentes Natal dela. Vindos de lá , do outro "sítio"





não encontrava uma razão lógica para que ela
comprasse presentes de Natal para ele e para a nossa cadela selvagem, os dois da minha casa ! os dois que eram meus..tão meus...





não! não queria que
tivessem prendas dela, de lá daquele "sítio", não fazia sentido nenhum.. ---











mas tudo bem.


--- Qual é o mal disso...se mandou os presentes foi porque se lembrou...é simpático da sua parte... afinal ...foi sua mulher até há bem pouco tempo.---





...... ainda hoje não sei precisar se e quando deixou de ser.....





Naquele dia e naquela hora pareceu-me que ainda era, e a sensação era tão forte que gelei imediatamente.





" Deixa ver...ai é? ! que sorte! Mostra..."





meu sorriso hipócrita impossível de disfarçar...cara de quem não consegue esconder emoções...


tinham tirado algo que era meu, eu nem sabia identificar o quê...mas foi assim que senti...


porque não é normal que se fique feliz, quando a ex-mulher, manda presentes de Natal...para ele e para a nossa B. .... para dentro de minha casa.





penso...penso...e sim! não é normal.





e não é normal que sejam exibidas quase como troféus....de quê?!...perguntava-me


e que na sua cara e nos seus olhos , se espelhava um
esgar meio cínico....





Só hoje, e já com alguns
Natais em cima, consigo interpretar a cena ao pormenor...








" Olha...as minhas estão neste saco..e as da nossa "menina" estão aqui! "





uma tigela rosa com um laço de menina para a ração...um osso grande de mastigar duma marca conhecida...e muitos bolinhos para cão também duma outra marca conhecida.


daqueles caros...que eu nunca lhe comprei





Afinal era Natal!!


esquecia-me que estávamos na
épocazinha...até os cães têm sorte no Natal!








" Mas ...tanta coisa ...que sorte ....!! "





" Sabes , ela,..... gosta de comprar,


sempre foi assim adora gastar dinheiro...e sabes que ela também gosta muito da nossa "menina"..."





dizia sorrindo, com um
premir de lábios trocista e satisfeito.





--- mas como é que ela gosta assim tanto ?! ainda hoje me pergunto...só a viu uma vez... ao que sei nunca
quis animais, nem crianças... em casa , porque davam muito trabalho...


recordo-me dele me ter contado que o cão , da mãe dele tinha que ficar na rua...numa
mini varanda que eles tinham lá , na outra casa, no outro "sítio" (aquele que não era o meu), pois não podia entrar em casa porque ela não gostava....


que estranha forma de gostar... ---





que estranha forma de amar...





Relevei.





Arrumei o pensamento, as dúvidas, as questões, arrumei tudo na "
gavetinha" .





um dia ...podia ser que
tivesse resposta para elas...


e para tudo o que me soava ...a pouco normal.





" Sim...acho que gosta desta "menina" selvagem..."


disse-lhe sem nenhuma convicção.





" Anda cá minha menina....olha uma prenda para ti..uma
tigela nova que te ofereceram, têm um laçinho!!..."





dizia-lhe com um carinho e uma entoação quase paternal...quase de amor..


uma relação entre ele e a nossa cadela selvagem,...que eu também não conseguia descodificar ...





--.a tigela...enfim...é gira... ( eu nunca a compraria...mas...)
parece um gelado!


tem cor de gelado e de
brinquedo para crianças...


não é coisa de cão...não condiz nada com a nossa "menina"


que é um cão...."selvagem" ---





O saco das outras prendas continuava ali...quieto...sem ninguém lhe mexer, em cima da bancada da cozinha.


Enquanto ele se rebolava no chão a brincar


fazia as delicias dela!


acho que a
cadelita, podia pensar que ele era um cão....ou um lobo... selvagem...





" Posso ver as tuas...? "





" Sim podes, eu mostro-te.


Olha, uma camisola azul
turquesa, um cinto a condizer, e...um monte de cuecas! !... e meias!


...,porque as minhas já estão muito velhas. E olha! , já viste?...são só pretas e brancas...como eu gosto !"





acho que fiquei pálida, engasgada...pois não encontrava o que dizer...assim de repente...





e, em lugar de ...





"Mas porque raio é que ela te
oferece cuecas?! não entendo!.


..acho de muito mau gosto, sabendo ela que estás aqui ...acho esta história toda das prendas de muito mau gosto...e de muito pouco tacto!


Cuecas...?! porque as tuas já estão todas velhas ?!...mas que raio de falta de ...bem nem encontro a palavra...!


Não achei graça nenhuma e tinha preferido que não me
tivesses mostrado...e poupavas-me esta cena... meio absurda!





( lembraste do arco que te ofereci....ficou lá em cima em minha casa....a ela
poupas-te uma cena...a ela ou a ti??...)





Desculpa lá eu não tenho nada contra ela., se calhar até estou a ser caprichosa...mas 1 dúzia de cuecas.... já para não falar da camisola que notoriamente foi escolhida a dedo,,,


Não gostei!


Achei uma falta de respeito para comigo!





então e o fio de ligação...? não se corta...? alimenta-se?? com cuecas??





Não quero dizer que não sejam amigos...afinal estiveram anos juntos...mas mandar 2 sacos de prendas para a minha casa, para ti e para a B.


(se calhar devia ter mandado uns bombons para mim...não?? )


...e ainda por cima as tuas serem tão intimas e pessoais..parece-me uma provocação!


e a quantidade de dinheiro gasto em coisas para um cão...mesmo sendo a nossa querida "menina selvagem"!!


Desculpa é quase obsceno!


porque nós não temos dinheiro...lembras-te??


tu não encontras trabalho á séculos!! "





Mas...em lugar de tudo isto....


Engoli,
conti, reprimi....


porque iria magoar





...esquecendo-me de que aquela cena toda me tinha magoado a mim profundamente.





" Boa !...ainda bem... estavas mesmo a precisar...fazem-te um
jeitão as cuecas e as meias....e a camisola tem uma cor linda...igual aos teus olhos...ficam mais azuis"





Inverdades ....





---bom...agora ...passas um unto na alma...e...estás pronta para outra---





No seu semblante, notei fugidio, um porte triunfante.





Não me passou
despercebido.



Sem comentários: