domingo

A SENHORA...DA ESCOLA DE LÍNGUAS


Naquele prédio, no sítio que ele queria, na melhor avenida da cidade..

Era aí que ele queria viver, era aí que nós queríamos viver

Se fosse nessa cidade...


Disse-me isto um dia , nas primeiras vezes que saímos e passeávamos naquela cidade , que eu tinha adoptado recentemente...

Eu já vivia naquela cidade.


Nesse dia tornei imperativo conseguir uma casa naquela avenida... (assim até podia ser que ele viesse viver comigo...pensava com um sorriso escondido de todos. )


Semanas mais tarde depois da minha busca furiosa e incansável...estávamos de mudança para a casa da Avenida.


Já íamos os 3 , eu , ele e a nossa "menina"


Naquele prédio..havia uma escola de línguas...

Os professores e professoras fumavam no passeio...á porta daquele prédio.

As montras eram enormes e via-se tudo lá para dentro da escola


Todos os dias eu passava a pé, e olhava, e todos os dias, alguém me olhava de lá com um olhar fulminante, crú e assustador.

Não sabia porquê ...e aquele olhar arrepiava-me..

O olhar duma mulher...ferida??-...maltratada??...mal amada?? estranho...

Uma mulher que eu não conhecia.

Mas que notoriamente me conhecia a mim.

Incomodava-me de facto

entrava na porta do prédio, a maioria das vezes carregando esse olhar que não percebia e me pesava muito.

.............................................................

.............................................................



Vinha subir a rua, um saco de supermercado em cada mão...calor...vestido azul turquesa com flores brancas, pesada, cansada...

Avistei do fundo da rua que falava com alguém que estava de costas para mim.

a nossa "menina", cão selvagem... segura pela trela...irrequieta como só ela sabia ser.


Ao aproximar-me repara nas expressões das suas caras...primeiro na dele ...e só mais perto na dela...

Ele quase inexpressivo e assustado

Ela com uma expressão de fúria , raiva e desilusão..

ela ralhava!

eu não percebia...


Qualquer coisa ouvi...dito num inglês a correr...

Qualquer coisa como: espero que sejas feliz.... com ódio na voz.


Aproximei-me ..atónita... senti-me intrusa...


"Olha, apresento-te ...... ela é que te pode dar umas lições de inglês...."

disse isto de rajada...atabalhoadamente, sem sentido...disfarçava não sei o quê....

sem contexto...sem nexo...

Enquanto isso, eu era alvejada pelo olhar daquela senhora que afinal se chamava R. e era professora naquela escola e...obviamente estava muito zangada com ele....


Penso que já tinha visto a senhora anteriormente, uma vez ...há meses num bar por ali.... onde estava com ele e ele fez questão de a ir cumprimentar....efusivamente....provocatório e sem graça...


___ hoje sei porquê___


Não disse nada ...sorri...e entrei no prédio

era evidente que eu estava ali a mais...eu e a nossa "menina selvagem"..

no

que também não tinha nada a ver com aquela história!


Subimos no elevar sem nos olharmos, calados...ele algo trémulo

eu ainda mais ...assustada nem sabia com o quê!

Mistério a mais ...histórias que não sabia


inverdades...


Entrámos em casa calados...de costas voltadas..


"posso fazer-te uma pergunta...?"


"Claro"


" Alguma vez tiveste alguma coisa com aquela senhora??"


" Não !! achas??!! "

a mentira escancarada no sorriso ..que eu não quis ver...a mentira escancarada nos seus olhos que de repente escureceram...

Fingi não ver...fingi acreditar


Depois vais lá buscar o tal unto...e passas outra vez na alma...

Ficas pronta para outra.


" Eu conheci- a. aí há 2 anos no ginásio .....ficámos amigos...conversávamos, ela é americana, e veio viver para cá... agora por acaso encontrei-a aqui..."


Não acreditei...!

Sabia que era mentira ...e não disse nada... alguma coisa mais tinha que ter acontecido..


mas....aquela cara ..era a mesma que eu encontrei numa foto escondida...ainda na outra casa.... quando ele me tirava fotos a mim.... apaixonadamente....


Mentia... e... não queria contar.

Respeitei isso...e encontrei como razão mais que suficiente, o facto de se alguma coisa se passou ...


foi antes de mim...

Só a foto é que não me deixava arrumar tudo isto direitinho na minha "gavetinha"....

esqueci a foto....porque era mais cómodo ...e vinha estragar tudo!


Consola-te assim...com inverdades...


mas é normal...é tudo normal


e também foi "normal" a partir desse dia ele começar a receber mensagens da senhora...a pedir para fazer um estudo económico não sei do quê...era tudo normal...


o meu unto...é que já estava no fim....para a alma!...onde irei buscar mais....?


Mais tarde ...muito mais tarde...quase sem eu querer...chegou-me assim de bandeja toda a história da americana...que veio da América viver para cá ...atrás dum sonho...tal como eu..


Quando ouvi...nem quis acreditar ..


Hoje sei porque nunca me contou a história.....

Sem comentários: