domingo

SE NÃO FOSSE...NUNCA TERIA SABIDO COMO SERIA...

decisão tomada
segui para Sul

arrumei tudo o que podia dentro do carro
com a ajuda da minha amiga...coube tudo.
tudo o que precisaria para começar...

mais um candeeiro
mais uma almofada
cabia tudo. Era impressionante como cabia tudo no "senhor do bem"
foi assim que um dia baptizámos o meu carrito azul...

"o senhor do bem"...

e...o "senhor do bem" correu até lá ..até ao Sul
tudo lá dentro
eu lá dentro...as coisas todas lá dentro
ela, a minha amiga, lá dentro, ela, que tanto me quis ajudar a "arrumar" tudo

mal sabendo...que nem "tudo" se arruma...

divertidas ...triunfantes...
lá fomos.

casa alugada
sítio para pôr as coisas
sítio para começar ...

em tempo recorde, depois da grande decisão tratei de tudo
eu corria ..corria como se não houvesse amanhã
foi assim sempre....não sabia que ia ser sempre assim...

afundava-me em teorias criadas por mim:

--- se não for..eu nunca saberei como teria sido.. ---

assim...decidido
decisão tomada fui...
e soube...

enquanto arrumava, tentava ligar-lhe sem resposta.
descobria justificações na minha cabeça.

lá naquele "outro mundo"...só dele ..eu não conseguia adivinhar nada.

começando a arrumar a vida...carro cheio...seguimos para baixo...

pensando em como iria ser, imaginando tudo..
não me apercebia do que já estava sendo..

--- sabes? tu pensas demais ! ---

sempre encontrava uma justificação para tudo
não ouvia ninguém
tanto me diziam e disseram..

--- será teimosia?...ou é esta gente que vê tudo distorcido..?!! ---

nem pensei que ele me poderia ter ajudado nesta mudança
tomei-a como minha desde o princípio.

...decerto também não podia...
pensava calada...
guiando para o resto da minha vida

e...sem resposta tentava ligar...
fico sem bateria.

--- malditos aparelhos que desde que se instalaram nas nossas vidas..passaram a ser "um olho na testa" de cada um... !---

Passámos a 1ª estação de serviço..

---agora já ninguém me parava , não voltaria para trás nunca!---

gasolina
um café
risos e cansaço

eu disfarçava com risos, o nervosismo que me ia consumindo devagarinho
de dúvida...
daquela barreira que se começava a içar entre nós ...e eu sem perceber...

" espera...já seguimos, vou tentar ligar-lhe ali da cabine, fiquei sem bateria."

marco o número nas teclas frias e cinzentas

finalmente a comunicação!
depois de tantas tentativas!
uffff
que alívio...que susto...que tudo!!

"Olá! (sorriso na voz)...já estou a ir para baixo. Já fizemos tudo!...agora quando chegar é só arrumar..." continuava a sorrir ...nem sentindo o frio das teclas de metal frio, velhas... nos meus dedos.

" Só agora é que falas!!??" ouvi
"Para a próxima pede ajuda! Está bem!? Eu estou aqui sem fazer nada!! Devo servir para alguma coisa!! Ou queres fazer tudo sozinha!?? "

sentindo o sarcasmo na voz ...não consegui entender
eu não consegui responder
assustada ...tentei pedir desculpa...
assustada ...comecei a sentir-me culpada nem sabia de quê...

---a capacidade que têm de me desestabilizar---
impressionada não sabia como lidar com tudo ..nem comigo

iria ser tantas vezes assim

---afinal...quem quer ajudar aparece sem ser convidado....---

nessa altura culpava-me por não conseguir adivinhar o que ele estava a pensar...a sentir...

comecei com susto..mas eu habituava-me e ia conseguir

--- a culpa é de toda a sua situação, sem emprego; sem dinheiro; só; uma casa onde não queria estar; uma casa que tardava a ser vendida; uma casa que partilhava com quem já se tinha cansado de querer...---

será que precisa de mim??
tenho a certeza que sim...armei a " fortaleza de papel" e lá fui
triste e mais triste ...disfarçava com um sorriso..
odiava-me por não ter adivinhado o que ele pensava...

assim segui...mais calada
chegámos quase sem eu dar por isso

coisas para cima
coisas para baixo...
depois de tudo lá em cima naquele andar alto , num prédio qualquer, numa cidade ,a Sul ,que não era a minha

..naquele andar alto de onde se via o farol á noite...e a sua luz entrava fininha e cadente no quarto...

depois do "senhor do bem" vazio ,
despeço-me dela , agradeço tudo e mais alguma coisa!

fico só

...as coisas todas espalhadas pelo chão, por todo o lado...
primeira noite, na 1º casa nova, ali ..naquela cidade nova para mim..

não podia dormir sem ter tudo no sítio
não precisava de ajuda para isso
eu conseguia...

compensava a minha desarrumação, materializando tudo no simples arrumar de coisas móveis

depois de horas a arrumar tudo...parei
cansada e feliz...já esquecendo o que tanto me incomodou durante toda a viagem
arrumei na "gavetinha"

cheguei e fiquei só..
logo no primeiro dia do resto da minha vida, dentro desta tal frase batida, fiquei só e nem reparei...

depois de poucas horas de sono, tocam á porta
uma campainha que eu ainda nem conhecia
acordo num pulo e corro!...comecei logo a correr..

um beijo enorme, um beijo onde se podia viver vidas inteiras...

nem queria acreditar que eu , finalmente, estava ali ao pé dele, perto dele...

entrou devagarinho...sorria com um sorriso de espanto..

"Mas como é que conseguiste fazer isto tudo sozinha?! Já está tudo arrumado... a casa nem parece a mesma!! és incrível!

eu sorria feliz ..da sua felicidade

---especializei-me em arrumar tudo, tudo...quando tudo não se podia arrumar...---

sonhando que algum dia, até aquela, poderia ser a nossa casa ...
pensava baixinho
ia mostrando tudo com orgulho e força...com uma força em mim, que ainda hoje não sei de onde vinha

Fiz tudo sozinha
--- com esta mania de que não preciso de ninguém, e que muito menos quero incomodar...---

está tudo feito.
não te preocupes.
..não te preocupes nunca comigo..
minha decisão meu risco.

demonstrava assim...com força..
quando só queria gritar que precisava dele ...até para respirar

--- tu consegues, vamos tu consegues , continua a sorrir ...não o faças sentir-se culpado de nada...guarda as culpas todas e arruma lá "naquele" sítio...---

nesta "fortaleza de papel", enfraquecia quando ficava só

-- dá tempo ao tempo..um dia ele fica ... agora já não tem razão para não ficar---

com pressa de tudo, sem pensar que depois de tudo deixa de haver alguma coisa

comecei a aprender a esperar

com culpa...
olhava-o..

de tão bonito ofuscava-me o pensar

---e tu , logo tu, que nunca gostaste de homens bonitos! e agora assim quase sem dares por isso...---


sentia que havia alguma coisa , no meio daquela beleza, que estava por descobrir
e eu, ia até lá
ia até ao fundo se assim tivesse que ser

primeiro dia na primeira casa ...
a partir dali , um livro em branco onde eu pensei que poderia escrever livremente..
um sonho que eu pensei não ter fim...

satisfeito com o que via, depois de muitos elogios , beijos e abraços , teve que ir..

"desculpa mas , agora vou ter que ir, estão á minha espera..."

sem perguntas..fingi que compreendia
sorri
com um sorriso de palhaço pobre

---mas não fiques triste...porque duas de três já não é mau...---

http://www.youtube.com/watch?v=p_Tf2lQvDz0

1 comentário:

Joaquim Marques AC disse...

arrancou-me um grande sorriso.
a vida de cada um, tão parecida à vida de qualquer um, em tudo, até nos pequenos pormenores...
fez-me sorrir, bem haja.