domingo

AO JANTAR...A MINHA DECISÃO


naquela noite iria contar-lhe o meu "segredo"....aquilo que tinha decidido!


eu podia decidir a minha vida, os meus passos...


podia fazer acontecer o futuro...podia construir um futuro e torná-lo realidade


eu podia

e ... porque acreditava em mim...porque acreditava em tudo

eu podia decidir , que queria estar perto dele


só tinha que arrumar tudo, deixar tudo seguro

só tinha que endireitar tudo nas minhas gavetinhas, e isso eu conseguia.

menos com "esta"...esta que teima em não me obedecer....tinha que saber porquê.


tentei perceber ...e descomplicar sempre

tentei perceber se seria eu que tinha que ir ter com o futuro

não percebendo...

decidi que sim

...que era eu !

...que se assim não fosse o futuro nunca mais chegava

e o tempo zangávasse comigo...


tentei perceber se seria eu que teria que mover as tais montanhas


e fui

... claro que fui eu


decidi ser feliz !!


( parecia decisão de filme...)


eu pensava que á felicidade e ao amor, quando espreitam um bocadinho...nós lhes devíamos escancarar a porta!!


sem medo de nada e com receio de tudo


eu estava disposta a começar aquele ano .... como nunca antes tinha imaginado


( nem pensei no que deixava para trás ...para baixo era o meu caminho, o resto podia esperar por mim...)


guiei de seguida

eu guiava sempre de seguida e sem respirar

só queria chegar


só queria ir



....já começava a SER o meu resto...


------------------------------------------


" Olá! cheguei"...

dizia sorrindo para ele em sem o ver ..sorria-lhe para a voz como tantas vezes


"já cá estás....?!"


" Sim cheguei á pouco , e..olha sabes...? tenho uma coisa muito importante para te dizer ..."

dizia com voz nervosa cheia de coragem


" ai é...?....."

"Sim tenho...quero que saibas o que decidi...digo-te ao jantar, pode ser? "


"sim pode ...e onde ...?" a voz cheirava a curiosidade


" Não sei...depois logo se vê...posso ir buscar-te a casa....."

aquela casa naquele mundo que não era meu

combinada a hora


desliguei


sentada ...sorria pensando que esta seria uma das decisões mais importantes da minha vida, e fantasiava com a sua reacçaõ.


e foi!!


---- mais tarde chorei..muito mais tarde...quando soube que estas decisões não eram novidade para ele---


ia içar a vela!

...eu ia.....

fechando os olhos


outra vez...com saudades do futuro


esperava o tempo passar....

o tempo passa sempre á velocidade que quer !!

e agora passava devagar... não chegava a hora


esperando......pensava em tudo ..e esquecia-me de tudo


-----------------------


"Vamos jantar... ?! "

o sorriso era lindo..o desenho da boca era perfeito

os olhos brilhavam....( aqueles olhos mágicos, que de tão bonitos suplicam...)

pensava eu que de paixão


hoje gosto de acreditar que sim


" Vamos...claro"


"mas afinal o que é que me queres dizer assim tão importante...??"

a curiosidade mata


eu sorria...divertida

"digo-te ao jantar..."


no meio dum frango e dum vinho qualquer

nem me importava o sabor ....o meu sabor estava cheio de doce


contei-lhe a minha decisão


( do i have to say the words......?? )


" sabes... decidi mudar a minha vida toda "

disse sem o olhar, com medo da cor dos seus olhos...daquele olhar que eu não decifrava


" e isso é o quê ??..."

embasbacava ...nervoso e divertido


eu tranquila de tão nervosa


comunicava a minha decisão....

era a minha decisão e não comprometia ninguém....


" decidi que não vou continuar lá em cima... está na altura de eu fazer alguma coisa por mim., e eu ....não estou a fazer nada lá em cima. E decidi que ia mudar de cidade...mas para um sítio onde estivesse perto de alguém conhecido para não estar completamente sozinha.

Tinha duas hipóteses...ou mais para o norte.... ou mais para o sul..

No norte está lá alguém que me apoiava no que eu precisasse...aqui tenho uma amiga que também me dá todo o apoio...."


dizia isto tudo a correr ...muito depressa como quem despeja um copo


ele olhava-me sem fazer perguntas

sem falar

algo, que não percebi o quê, me pareceu "susto " no fundo dos seus olhos

algo que nem Quiz ver

nunca seria espontâneo...


--- porque é que ele nunca é expontãneo...quem é que lhe fez tanto mal...?? perguntava-me muitas vezes, e perguntei-me nessa altura ----



....na altura sem perceber....



( escape...adventure...rescue.....)



...depois da ajuda do tempo...sempre o tempo...


hoje percebo porquê


Excluía-o de qualquer responsabilidade na minha decisão

que era só minha.... porque eu disso fazia questão.

Era assim que tinha de ser!



--- a minha liberdade termina quando começa a liberdade dos outros....e eu ,sentia-me livre e sem qualquer direito de roubar a liberdade a ninguém , muito menos a ele , que sempre me parecia preso a coisas que não eram o meu mundo, que a muito custo iria revelando---


não queria comprometê-lo a nada

queria que fosse tudo como tinha que ser...

eu sozinha aguentava

eu aguentava tudo.


EU QUERIA-O LIVRE

só livre ele me poderia amar um dia...



" E entre estas duas cidades...eu escolhi esta..."

os meus olhos suplicavam por uma reacção de felicidade


e tantas vezes suplicaram depois...

depois do tempo se deixar passar..

percebi porque era difícil olhar-me nos olhos


---- eu entendo...também não tenho que esperar que fique a dar pulos de contente, afinal sou só eu que estou a decidir, minha decisão minha responsabilidade ----


" e escolheste esta cidade porquê ....?"

perguntava-me sabendo a resposta


" porque ,não estou assim tão longe lá de cima...em duas horas se for preciso estou lá.... e porque tenho algum apoio de quem me deixa ficar lá em casa até eu arranjar qualquer coisa.....e porque aqui é mais quentinho...no Porto é muito frio..."


--- coragem agora...agora tem que vir a verdadeira razão!---


"e... porque aqui estou mais perto de ti..."

dizia-lhe com um sorriso rasgado...corava ao olhar para ele

ele fascinava-me.


"mas...repara ....esta decisão é minha ...não quero que te sintas responsável por ela...sou eu que a tomo....na verdade ficamos mais perto...e pode ser bom...mas quero que saibas que eu venho porque quero e a contar só comigo...tu não tens que te preocupar comigo.... e vamos dar tempo ao tempo"


---sempre o tempo...que a mim me pregava partidas ...nas minhas correrias

quando tentava chegar primeiro que o tempo

o tempo ria-se de mim...---


mais uma vez despejei tudo assim como uma torneira, sim medo,apavorada comigo...


pensei que tinha dito as coisas certas, eu não tinha o direito de comprometer ninguém ....


minha decisão minha responsabilidade...


" Acho que fazes bem.... assim sempre ficas mais perto de mim...e vai-te fazer bem mudar durante uns tempos de ares..."


não consigo lembrar-me da expressão....

não consigo lembrar-me de muito mais...


sei que sorri


esperando que me dissesse


"vêm...não tenhas medo! eu estou aqui!!

vai correr tudo bem

tu consegues !!

nós vamos conseguir!

eu estou cá e podes contar comigo!!

estou feliz por vires para perto de mim!"


-------------

não disse...e eu construí esta voz que não disse no meu imaginário


contente por ter comunicado a minha decisão....levei-o a casa


a jeito de despedida...

no meio dum beijo pergunto...


" um dia vamos ficar os dois não vamos...?"


"quem sabe...um dia..."


saiu do carro, para o outro mundo


.................

não achando nada de estranho.....continuando a construir o meu imaginário...


comecei a fazer planos do que teria que fazer

tinha tanto que fazer!!

e tudo dependia de mim


naquela altura, eu tive a certeza sem saber porquê , que tudo dependia de mim. e tinha que correr mais que nunca!


afinal Janeiro já estava quase aí


não ouvi o silêncio


segui em frente sem ouvir o seu silêncio


segui em frente....correndo

Sem comentários: