domingo

pensar vingar

                                                               foto "roubada" na net

Poderia dissertar sobre tão odioso sentimento
Dei comigo a pensar nele ... 

Encontrei por aí  palavras de quem já pensou sobre este  sentimento de pequenez 


(...)Ter um pensamento de vingança e realizá-lo significa apanhar um forte acesso de febre, mas que passa; ter, porém, um pensamento de vingança, sem força nem coragem para o realizar, significa trazer consigo um padecimento crónico, um envenenamento do corpo e da alma. A moral, que só olha para as intenções, avalia de igual maneira ambos os casos; em geral, considera-se o primeiro caso como pior (por causa das más consequências que o acto de vingança talvez traga consigo). Ambas as avaliações são de vistas curtas. (...)

Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'

(...) Não há homem que faça o mal pelo mal, mas apenas na perseguição do lucro, do prazer ou da honra, etc. Porque hei-de ficar ressentido com alguém, apenas pela razão de que ele mais ama a si próprio do que a mim? E se alguém me fez mal, apenas por pura maldade, então, esse é unicamente como a roseira e o cardo que picam e arranham apenas porque não podem de outra forma proceder. A espécie mais tolerável de vingança ainda é aquela que vai contra ofensas que na lei não encontram remédio; mas, por isso, acautelai-vos, investigando se realmente não haverá para cada ofensa uma punição legal; caso contrário, o vosso inimigo ganhará vantagem, porque aliado à lei, terá dois votos contra vós. Alguns, quando exercem vingança, desejam que a pessoa saiba donde partiu o golpe. Isso é mais generoso, porque o prazer parece estar não tanto em arremessar o golpe como em obrigar o inimigo a arrepender-se, mas os covardes, baixos e vis, são como a seta que voa na escuridão. (...)
Francis Bacon, in 'Ensaios - Da Vingança'

lendo e aprendendo....  



2 comentários:

Valquíria Vasconcelos disse...

Há uma grande diferença entre vingança e esperar pela justiça divina. Pelo efeito boomerang das actitudes e pela magia e seriedade da vida!

:)


bjitos

Sabrina disse...

Faço munhas as palavras da moça. Vingança é estar bem, e quando mais que isso, perda de tempo. Nada mais precioso que o último.
:)